segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Rota Vicentina (Caminho Histórico) - dia 2

Na parte inicial deste 2º dia encontrei estradas florestais com muito pó que me dava pelos calcanhares em certas zonas. Este é um dos inconvenientes de fazer o percurso em época seca, o que não é nada bom para o sistema de transmissão da bicicleta que fica seco.
Perto das 10H avistava o rio Mira.

Rio Mira.
Na chegada à vila de Odemira procurei um café para tomar o pequeno-almoço. Depois desci umas escadas que davam acesso a um passadiço que segue pela margem do rio.

Em Odemira
O almoço foi em São Teotónio, que se encontrava em festa com as suas ruas enfeitadas e coloridas.

Em São Teotónio
Em Odeceixe começou aquela que considero ser a melhor parte desta travessia que são os trilhos pela margem dos canais de rega. Um verdadeiro mimo para qualquer bttista que se preze.


A vontade de encostar a bicicleta e tomar um banho era grande, mas resisti à tentação por não ser fácil depois subir e não saber se aguentava com a corrente que o canal tinha.
Nestes canais que se estendem por uma distância considerável (+ de 10km) há várias placas a alertar do perigo de queda. Felizmente correu tudo bem e nem eu nem a bicicleta fomos à água.


Mais adiante passaria pelo parque de campismo de São Miguel onde poderia ter terminado esta etapa, mas decidi continuar e ficar no Camping Serrão, uns kms mais à frente.




2 comentários:

  1. Boa noite,

    Tive oportunidade de ver o seu blog pois estou a preparar a minha viagem pela rota vicentina e tenho algumas duvidas que gostava que me esclarecesse se obviamente nºao fosse incomodo para sim.
    O percurso está sempre bem sinalizado ou necessito de GPS? Existe animais pelo percurso? ( ex: caes soltos, gado a pastar) Atravessamos propriedades privadas?
    Antecipadamente grato pela feedback

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Quando fiz a rota em 2015 encontrei muito boa sinalização. Levando GPS a navegação torna-se mais fácil sem nos perder-mos, no entanto um mapa dá igualmente para fazer toda a rota. http://pt.rotavicentina.com/downloads.html
      As localidades por onde passa a rota estão informadas deste projecto pelo que não tive problemas com animais à solta.
      Cumprimentos

      Eliminar