segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Caminho Português do Este - Dia 4

Moura - Alandroal
Distância percorrida: 93,5 km


Este 4º dia de viagem iria marcar a minha passagem por terras do grande lago do Alqueva.

Alqueva
Póvoa de São Miguel foi a primeira terra onde passei. Depois atravessei uma ponte sobre o lago do Alqueva. E que espectaculares eram as paisagens.

Alqueva
A vila de Mourão era a minha próxima paragem. Fui primeiro ao posto de turismo, mas não tinham carimbo. Depois fui à Câmara Municipal onde carimbei a credencial com o brasão da vila.

Paços do Concelho de Mourão
Foi com surpresa que vi à entrada do lado direito o simbolo dos Caminhos de Santiago. Tomei o pequeno-almoço nesta vila.
Depois rumei a Reguengos de Monsaraz pela N256 e atravessei mais uma ponte sobre o Alqueva.


Os quadros paisagísticos continuavam de elevado nível e ao longe no monte podia-se observar Monsaraz e o seu Castelo.

Alqueva e Monsaraz ao fundo
Cheguei a Reguengos na hora de almoço e tive de esperar pelas 14H para que o turismo abrisse. O turismo não tinha carimbo, por isso fui à Câmara Municipal.
À saída de Reguengos pude observar as extensas vinhas que produzem o famoso vinho desta terra.

Vinhas em Reguengos
Nos kms que se seguiram registo a passagem pela freguesia de Santiago Maior...


...e uma longa reta que me fez lembrar que estava no Alentejo.


Terena foi a paragem seguinte. Segui a indicação para o posto de turismo, mas o mesmo já se encontra desactivado. Depois visitei o seu Castelo e as ruas desta vila. Nesta região do Alqueva existe uma rota dos castelos, do qual este faz parte.

Em Terena
As paisagens das áreas envolventes continuavam muito boas:

Vista desde o castelo de Terena
Antes de abandonar a vila, lanchei num café à beira da estrada principal. O Alandroal era o meu destino para este dia. Fiquei alojado nos Bombeiros Voluntários. O turismo já tinha encerrado, por isso planeava ir lá no dia seguinte. Aproveitei o que restava de dia para visitar o castelo e as ruas da vila.

Dentro do castelo do Alandroal










Sem comentários:

Enviar um comentário