sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Caminho Português do Este

Estava no Algarve com a bicicleta e tinha terminado as travessias da Rota Vicentina e Ecovia do Litoral Algarvio. Já tinha planeado de antemão que iria regressar a casa (Beira Baixa) de bicicleta pelo Alentejo acima. Como estava relativamente perto de Tavira, pensei: e porque não fazer o regresso pelo Caminho Português de Santiago do Este? Sabia que estava sinalizado desde o seu início em Tavira e não perdia nada em ir averiguar em que estado estava.
No passado, já tinha visto as tradicionais setas amarelas na zona sul do Tejo na zona das Portas de Ródão; na zona da Soalheira; na serra da Gardunha; na periferia de Belmonte; na zona de Penalobo, distrito da Guarda. O que me levou a esperar encontrar sinalização pelo menos em algumas partes do percurso.
Nos últimos anos fui recolhendo alguma informação sobre esta antiga via de peregrinação medieval. Destaco as seguintes fontes:

http://walkingbaesurissantiago.blogspot.pt/ : O site "oficial" deste Caminho do Este. Possui informação sobre o itinerário, alojamento, restauração, história das terras que atravessa, etc. Tem tradução para várias linguas.

http://grupoamigossantiago.blogspot.pt/ : O blog dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, do Norte Alentejano e Ribatejano.

http://campusstellae1.blogspot.pt/ : Um blog com notícias e informação sobre os Caminhos de Santiago no Norte Alentejano.

https://www.facebook.com/caminosantiagoportuguesalgarve : O facebook do Caminho do Algarve. Está actualizado e com posts regulares.



http://www.cm-nisa.pt/desporto_percursospedestres.htm : Pode-se descarregar o ficheiro para GPS do Caminho no concelho de Nisa

https://www.caminodesantiago.me/community/threads/camino-portugal-eastern-route.21939/ : Um tópico de fórum que contém um pdf com uma lista do itinerário a seguir e distância entre povoações, estradas a seguir, postos de turismo para carimbo da credencial e seus contactos.

http://www.forumbtt.net/showthread.php?54258-Caminho-D-Este-Vales-Mortos-(Serpa)-a-Santiago-em-Autonomia: Uma peregrinação de 3 bicigrinos desde o Algarve pelo Caminho do Este com algumas variações em relação ao traçado proposto pela Associação dos Amigos do Caminho do Este de Portugal

No que respeita a bibliografia conhecia um livro escrito em alemão sobre o Caminho do Algarve, mas que segue um roteiro diferente do que planeava seguir: livro no amazon alemão

Quanto à navegação levava os seguintes tracks GPS:

- Do usuário rp23 do Gpsies: os tracks da peregrinação referida atrás no parágrafo do forumbtt.
- Da minha autoria levava um track feito à mão no Google Earth seguindo o itinerário proposto no documento pdf referido atrás.

A lista de equipamento e acessórios usados foi a seguinte:

Bicicleta: CUBE LTD Pro 2014 29er
Porta-bagagens: Topeak Explorer 29er tubular rack with disc mount
Bolsa de guiador: Roswheel value handlebar bag
Campismo: tenda Berg Outdoor, saco-cama, almofada, colchão de espuma
Acessórios: bomba de ar, câmara de ar, kit reparação de furos, corrente anti-roubo, chaves diversas, pastilhas de travão, lubrificante de corrente
Máquina fotográfica: Sony DSC-HX20V
GPS: Garmin Dakota 20

Na mochila levava o saco-cama, almofada, câmara de ar suplente, lubrificante de corrente, kit de higiene e limpeza, protector solar, telemóvel, mp3 e carregadores.
No porta-bagagens levava a tenda, colchão de espuma e 1 saco de plástico com uma muda de roupa de Verão e a cobertura da bicicleta.
Na bolsa de guiador levava os acessórios e ferramentas da bicicleta, bloco de notas, caneta, credencial do peregrino e objetos pessoais.

As principais vilas e cidades que iria ligar em território português eram:
Tavira - Castro Marim - Alcoutim - Mértola - Mina de São Domingos - Serpa - Moura - Mourão - Reguengos de Monsaraz - Alandroal - Estremoz - Sousel - Fronteira - Crato - Nisa - Vila Velha de Ródão - Castelo Branco - Lardosa - Fundão - Belmonte - Guarda - Pinhel - Figueira de Castelo Rodrigo - Vila Nova de Foz Côa - Vila Flor - Mirandela - Valpaços - Chaves
Em Chaves iria ligar ao Caminho Português do Interior e seguiria para Norte até à cidade espanhola de Verín. Aqui apanharia o Caminho Sanabrés que faz a ligação da Via da Prata a Santiago de Compostela. Em Verín há duas opções: continuar para Norte até Laxe (variante que já conhecia) ou seguir para Oeste pela variante por Xinzo de Limia e Allariz. Era esta última que planeava tomar.

Para finalizar esta introdução devo dizer que cheguei a Tavira vindo no comboio regional desde Vila Real de S. António. Transportei a bicicleta numa divisão cúbica de uma carruagem destinada a bicicletas.

Sem comentários:

Enviar um comentário