terça-feira, 18 de agosto de 2015

Caminho Português do Este - Dia 5

Alandroal - Crato
Distância percorrida: 91,5 km


Nos bombeiros e turismo, carimbos só a partir das 9H. Queria partir antes, assim não registei a minha passagem pelo Alandroal na minha credencial. Segui pela N255 em direcção a Borba. Podia ter passado por Vila Viçosa, mas mantive-me fiel ao itinerário planeado. Se no futuro houver um Caminho silalizado creio que passará por lá.
Nesta região o mármore é abundante, sendo visíveis várias pedreiras.

Pedreira de mármore
Em Borba, no turismo não possuem carimbo. Por isso fui à Câmara Municipal (edifício contíguo). Antes de sair da cidade tomei ainda café numa taberna central.
Depois de Borba segui pela N4 para Estremoz onde carimbei a minha credencial no posto de turismo.

Estremoz
Na estrada para Sousel passei por um padrão que assinala o campo da batalha do Ameixial.

Padrão da batalha do Ameixial
Em Sousel carimbei a credencial na Câmara Municipal. No turismo não possuiam carimbo. Almocei num restaurante à saída da vila.
Fronteira era a próxima localidade a ligar. Fui à Câmara Municipal carimbar a credencial.

Fronteira
A vila encontrava-se em festa estando as ruas enfeitadas com fitas coloridas.

Fronteira em festa
À saída da vila passo pela sua bonita praia fluvial (que até tinha um campo de pólo aquático) e atravesso a ponte da Ribeira Grande.

Ponte da Ribeira Grande
Entre Fronteira e Alter do Chão sigo pela N245 e apanho uma recta de 11,2 km de extensão.
Em Alter do Chão fui ao posto de turismo carimbar. Fica na Casa do Álamo. Deram-me informação sobre o Caminho e um panfleto da A.A.C.S.E. Desconhecia que naquela terra existisse sinalização e foi com agrado que recebi as indicações de onde se encontravam as tão esperadas setas e vieiras amarelas.

De novo com sinalização em Alter do Chão
Desconheço se esta sinalização já vem de trás. Provavelmente sim, pois esta foi feita no concelho. Posteriormente encontrei este percurso no site Mapmywalk: http://www.mapmywalk.com/pt/alter-do-chao-portalegre/caminho-de-santiago-concelho-de-alter-do-route-191188076
Nesta vila o Caminho segue pela malha urbana antes de sair para o campo por estrada de terra.

Sinalização em Alter do Chão

Sinalização no campo
Que bom que era voltar a andar no campo. Já desde o Algarve que não sentia o piso irregular.
Ao passar numa zona deparei com um marco arrancado. O correcto é seguir pela direita.

Marco vandalizado
Pouco depois começo a seguir a sinalização pertencente ao concelho do Crato.


Chego ao Crato por volta das 17H. Iria ficar por aqui. Pernoitaria nos Bombeiros Voluntários.
A Câmara Municipal encontrava-se fechada e o turismo, segundo me informaram, só havia em Flor da Rosa. No dia seguinte passaria por lá.

Chegada ao Crato
Dentro da vila a sinalização é feita com marcos como este:












Sem comentários:

Enviar um comentário