segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Caminho Português do Este - Dia 12

Chaves - Allariz
Distância percorrida: 82 km

Ainda antes de sair de Chaves passo no turismo onde carimbo a minha credencial. No dia anterior fiz um pequeno reconhecimento do Caminho dentro da cidade. Assim não aconteceu como da primeira vez que aqui passei quando fiz o Caminho do Interior.

Rio Tâmega em Chaves
Depois de passar pelo Parque Empresarial de Chaves, a saída de Portugal faz-se por Vilarelho da Raia. Esta terra possui um albergue pertencente a uma associação local.
Verin foi a primeira cidade espanhola por onde passei. Aqui tinha 2 opções: continuar para norte até Laza e ir apanhar o Caminho Sanabrês, ou seguir para este e tomar a variante por Xinzo de Limia e Allariz. Foi esta última que fiz. A principal razão foi para não repetir o percurso que fiz no Caminho do Interior.

Castelo de Monterrey
A seguir a Infesta subo até aos 860m por estradas de terra florestais e agrícolas. Encontro cenários bucólicas e paisagens que convidam à contemplação. 
Sigo por uma série de longas rectas planas em terra a perder de vista. Até agora estava a ser um dos melhores dias da peregrinação.


Em Xinzo de Limia perdi a sinalização, só a voltando a encontrar na chegada a Sandiás. Antes de chegar a Paio Cordeiro sigo por um trilho espectacular pelos bosques, que é também sendero sinalizado.


O dia termina em Allariz onde fico alojado no albergue do convento. E que albergue! Quando pensava que já tinha estado no melhor albergue, eis que fico num ainda melhor. Situado num antigo convento, o albergue tem 2 pisos: o superior onde ficam os dormitórios e o inferior onde há uma ampla sala de estar e refeições e uma cozinha bem equipada. Gostei bastante das condições e recomendo este albergue. Consultem o seguinte site.




Sem comentários:

Enviar um comentário