sábado, 29 de agosto de 2015

Caminho Português do Este - Dia 10

Zona de Castelo Rodrigo - Vila Flor
Distância percorrida: 75,7 km


Em Figueira de Castelo Rodrigo parei para tomar o pequeno-almoço. Depois passei no turismo mas não tinham carimbo. Continuei primeiro pela N332 e depois pela N222. Na zona de Castelo Melhor tive um furo na roda da frente o que me obrigou a trocar de câmara de ar.

Castelo Melhor e o seu castelo
Depois começo a aproximar-me do rio Douro e da foz do Côa, região já minha conhecida desde que fizera a Grande Rota do Côa.

Rio Douro
Depois de passar a ponte sobre o Côa virei à direita e segui por estrada de terra com declive bastante acentuado até chegar à rua do Museu. Depois virei à esquerda para o centro de Vila Nova de Foz Côa.

Rio Côa
Cheguei a Foz Côa na hora do almoço e encontrei o turismo fechado. Resolvi continuar e segui pelo track Gpsies que levava. A seguir ao Pocinho atravessei o Douro e ainda assisti à mudança de nível de navegação de um barco de cruzeiro.

Cruzeiro no Douro
Depois segui pela estrada que bordeja o rio Douro até à Foz do Sabor.

Rio Douro
Atravessei a ponte sobre o Sabor e segui pela sua margem esquerda alguns kms.

Rio Sabor
Perto da povoação de Junqueira virei à esquerda para Vila Flor seguindo pela N215. Foram 10 km massacrantes sempre a subir debaixo de um Sol inclemente. Estava com o bidon vazio e não havia fontes nas bermas da estrada nem cafés onde arranjar água. Foi dos momentos mais custosos desde o início da peregrinação. Nem na Gardunha nem na Estrela havia sofrido tanto. Se não fosse a minha fé no apóstolo Santiago não sei se teria conseguido! Já perto da vila pedi aos proprietários de uma quinta se me podiam arranjar água, o que fizeram. 

Vila Flor
Em Vila Flor fui ao turismo para carimbar a credencial, mas não tive sorte. Aproveitei e informei-me sobre o parque de campismo municipal onde pretendia pernoitar nessa noite. Depois de me instalar no parque ainda pude usufruir gratuitamente das magníficas piscinas municipais ao ar livre, vizinhas do parque. Gostei bastante do parque e da zona envolvente à barragem do Peneireiro. Espera cá voltar no futuro. E para terminar digo que paguei uma quantia irrisória para uma época alta numa zona que tem tanto para oferecer.

Parque de campismo de Vila Flor







Sem comentários:

Enviar um comentário