sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Caminho Português do Este - Dia 9

Zona de Peraboa - Zona de Castelo Rodrigo
Distância percorrida: 98,8 km


Belmonte foi o primeiro ponto de interesse para este dia. Na aproximação à vila passei por uma placa indicadora do Caminho de Santiago, mas depois não vi as necessárias setas amarelas.

À passagem pela Câmara Municipal carimbei a minha credencial e depois subi até ao castelo. Perto do monumento está a igreja de Santiago, de visita obrigatória para o peregrino de Santiago e com um carimbo para o efeito. Na sua fachada está uma escultura de Santiago peregrino.
Igreja de Santiago
O pequeno-almoço foi tomado num café no Ginjal. Depois continuei pela N18 e virei à esquerda para Gonçalo. A partir daqui foi sempre a subir serra da Estrela acima. Passei por Seixo Amarelo e depois por Vale da Estrela.
Seixo Amarelo
Tal como no dia anterior, hoje subi até aos 980m de altitude. Almocei no restaurante Vale dos Moinhos à saída de Vale da Estrela. Não consegui carimbo. Guarda, a cidade mais alta de Portugal foi o meu próximo ponto de passagem. Passei na Câmara Municipal para carimbar a credencial, mas como não foi fácil conseguir o carimbo resolvi ir antes ao Guarda Welcome Center. Bem perto deste centro fica a Sé.

Sé da Guarda
Da Guarda até Pinhel foi um tiro. Segui pela N221 com piso bom e estrada quase plana. Fui quase sempre com pedaleira grande e rodas pequenas. Ainda houve tempo para apreciar uma anta.

Anta da Pêra do Moço
Fui ao turismo de Pinhel, mas não tinham carimbo. Depois fui à Câmara municipal que fica próximo. Depois de Pinhel fiz uma longa descida por estrada panorâmica com vistas para o rio Côa. Já conhecia esta zona de quando percorri a Grande Rota do Côa.

Rio Côa
Depois de passar a ponte sobre o Côa virei à direita seguindo por estrada asfaltada para a aldeia de Bizarril. Do lado direita pude avistar uma mini-hídrica e a capela de Nossa S.ª de Monforte.

Capela de Nossa S.ª de Monforte
A seguir a Bizarril fui retomar a N221 e fiquei-me pela zona de Castelo Rodrigo neste dia que já ia longo.







Sem comentários:

Enviar um comentário