domingo, 16 de agosto de 2015

Caminho Português do Este - Dia 3

Mértola - Moura
Distância percorrida: 86,5 km


O pequeno-almoço foi tomado antes de sair de Mértola num café local. Depois de atravessar o rio segui pela N265 até à Mina de São Domingos. Antes de entrar na aldeia atravessei o paredão da barragem do Chança que possui uma excelente praia fluvial.

Barragem do Chança
Já na aldeia houve paragem obrigatória para apreciar a bonita igreja da Mina de São Domingos.

Igreja da Mina de São Domingos
Desde a saída de Mértola que a sinalização é bastante esparsa. Calculo que 1 seta/2 km. Uma coisa curiosa que notei é que há setas a assinalar a mudança de faixa de rodagem da pessoa que as pintou.

Mudança de faixa de rodagem ???
Quem vier depois não tem necessariamente de fazer esta mudança de faixa. Aliás, o correcto é caminhar de frente para as viaturas e não andar a mudar de faixa, com aumento de risco de atropelamento. Mas pelo menos havia sinalização, o que era de louvar.

Em Serpa, terra do cante alentejano, fui ao posto de turismo carimbar a minha credencial.

Serpa
A última seta que vi foi à saída de Serpa na estrada que segue para Brinches. Depois deixei de ver qualquer tipo de sinalização. 
Depois da aldeia de Brinches passei pela barragem de Brinches.

Barragem de Brinches
Moura iria ser o meu final de etapa para este dia. Pernoitei nos Bombeiros Voluntários. Depois de me instalar e tomar duche, saí para ir carimbar a credencial ao posto de turismo, que fica dentro do castelo de Moura. Foi com agrado que verifiquei que existe o autocolante com o símbolo da vieira à entrada do turismo.
Visitei o castelo e mais alguns monumentos da cidade.

Castelo de Moura
Igreja de S. João Batista em Moura
Aproveitei também para fazer as compras de comida diárias numa superfície comercial e deambular mais um pouco pela cidade alentejana.

Bonita rua em Moura


Sem comentários:

Enviar um comentário