quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Caminho Português do Este - Dia 8

Castelo Branco - Zona de Peraboa
Distância percorrida: 66,3 km


À saída do parque de campismo continuei pela N18 até pouco depois de Alcains. Depois enveredei por caminhos no campo onde tive de abrir e fechar algumas cercas que delimitam as zonas de permanência do gado. A maior dificuldade deste dia já se mostrava imponente no horizonte: a serra da Gardunha.

Serra da Gardunha
Depois de passar a Lardosa foi com grande surpresa e satisfação que vejo uma placa alusiva ao Caminho do Este no concelho do Fundão.


Depois foi só ir seguindo os vários sinais indicativos do Caminho: setas amarelas e vieira amarela em fundo azul.


A sinalização levou-me a passar perto da barragem de Santa Águeda e a dirigir-me para a aldeia da Soalheira.


Nesta aldeia perdi o rasto à sinalização. Ainda explorei algumas possíveis continuações, e nada... Castelo Novo era o meu próximo ponto de passagem pois já tinha visto lá sinalização no passado. Na ida para lá encontro novamente setas. Como estava com bicicleta resolvi voltar para trás seguindo as setas em sentido contrário. Perto da aldeia perco novamente a sinalização. Até à data desconheço se a sinalização está completa neste hiato. Voltei pois para a aldeia histórica referida. O percurso é comum com a GR-22 Rota das Aldeias Históricas e segue paralelo à A23.

Castelo Novo
A partir de Castelo Novo segue-se pela estrada romana e sobe-se muito, mas mesmo muito. Na Gardunha os sinais têm este aspecto:

Sinalização na Gardunha
À medida que subimos vamos alcançando paisagens sobre a Cova da Beira que nos fazem parar para apreciar o momento.

Cova da Beira
Na subida da serra perdi um parafuso do pedal esquerdo. Trepei até aos 1000m. A serra da Estrela já se avistava.

Serra da Estrela
Depois desci para o parque de merendas de Alcongosta. A última seta que vi foi à saída deste parque. Desconheço se a sinalização tenha continuação. Continuei a descer para Alcongosta, terra da cereja. Depois entrei no Fundão. 
Tive novamente uma surpresa ao passar num parque dedicado aos peregrinos de Santiago.


Dirigi-me ao turismo para carimbar a credencial e depois fui a uma loja de bicicletas resolver o problema do pedal. Depois continuei sempre por estrada de asfalto até Peroviseu. Aqui optei por seguir o track Gpsies que levava até à zona de Peraboa onde terminei o dia.






Sem comentários:

Enviar um comentário