sábado, 15 de agosto de 2015

Caminho Português do Este - Dia 2

Castelhanos (6,5 km depois de Castro Marim) - Mértola
Distância percorrida: 67 km

Neste dia comecei por seguir pela N122. Em Alcaria parei num café/restaurante para o pequeno-almoço. Pedi carimbo para a credencial. Não tinham, mas foi com satisfação que verifiquei que serviam menu peregrino de Santiago.
Na chegada à Foz de Odeleite avisto o rio Guadiana.

Ribeira de Odeleite e Rio Guadiana
Partilhei vários troços do meu percurso com a nova GR-15 Grande Rota do Guadiana. O trajecto que segui foi pela M507 que segue junto ao rio até Alcoutim.

Alcoutim
Neste dia era feriado pelo que o posto de turismo local se encontrava encerrado. Esperei que chegasse a hora de almoço e fui almoçar a um restaurante da vila. Perguntei se tinham carimbo. Não tinham. Não estava a ser fácil conseguir o 1º carimbo para a credencial. Ia ter de ficar para Mértola.
Enquanto almoçava na esplanada do restaurante vi passar um ciclista com alforges e uma vieira na parte traseira, o que me levou a pensar que os peregrinos que escolhem esta via não são assim tão raros como eu supunha inicialmente.
Enquanto seguia a sinalização reparei que havia meias flechas. Não percebi o porquê disto. Economia de tinta? Se assim é, como se explica haver 3 e 4 setas no mesmo local na zona de Tavira?

Meia seta ???
Neste dia terminei a viagem em Mértola, onde pernoitei nos Bombeiros Voluntários. Aqui consegui o 1º carimbo na credencial. Depois de tomar duche e de me instalar, saí para ir ao posto de turismo fazer novo carimbo. Além do carimbo do município podemos pedir também o do parque natural do Guadiana, o que eu não fiz (arrependi-me mais tarde). 

Mértola
Depois fiz as compras diárias numa mercearia local e fui visitar um pouco desta vila, coração do Parque Natural do Vale do Guadiana, que é rica em história e monumentos. Auto-denomina-se "capital nacional da caça".

Castelo de Mértola

 







Sem comentários:

Enviar um comentário