domingo, 26 de outubro de 2014

Grande rota do Zêzere - dia 1

Desloquei-me para o local de inicio da Grande Rota do Zêzere, Constância, de comboio regional da linha da Beira-Baixa. Fiz-me transportar com a bicicleta montada sem qualquer custo adicional. Viajei na última carruagem, onde há uma zona para prender a bicicleta. Foi a primeira vez que fiz isto. Era Domingo e tive a carruagem só para mim quase todo o trajeto. A saída foi na estação de Praia do Ribatejo-Constância. Trazia de casa estudado que estrada tomar para ir até Constância. Lá chegado, só me faltava achar o inicio da rota e pôr-me ao caminho, rio acima. Mas não foi assim tão fácil, pois em Constância passa outra grande rota fluvial: o Caminho do Tejo, também assinalado com os habituais traços brancos e vermelhos horizontais. Ainda andei alguns metros na rota errada, quando me dei conta que estava a ir rio Tejo acima. Voltei para trás e lá dei com umas placas que me escaparam da 1ª vez. Era ali que ia começar a aventura, às 12H30. A que mais me chamou a atenção foi: "Serra da Estrela - Covão d´Ametade: 370kms"

O início da Grande Rota do Zêzere


Os primeiros kms correram segundo o que eu esperava que uma rota como esta fosse: um misto de caminhos na margem, caminhos de acesso a propriedades agrícolas, estradões florestais, estradas rurais em terra batida e em asfalto. E também rampas e descidas acentuadas, o que me levou a desmontar. Mas não me importei; sabia que vinha para uma rota pedestre. Também deu para perceber que iria vislumbrar paisagens e cenários naturais fantásticos. A albufeira do Castelo de Bode com os seus muitos braços de rio forma uma puzle peculiar e complexo.

Um braço da albufeira de Castelo de Bode

Neste 1º dia vi algumas estações intermodais, onde numa delas tomei um lanche. Parece-me que o mobiliário está concluido. Falta só instalar os painéis informativos nos leitores de paisagem.

Uma estação intermodal

Na aldeia de Bioucas, passei por carreiros estreitos e só havia espaço para um: ou eu ou a bike. Por isso fui para a frente puxar.
Para 1º dia não esperava fazer muitos kms. Foi mais para me ambientar e ver as condições no terreno. Assistir ao pôr do sol fez valer a pena ter vindo até aqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário