quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Grande Rota do Zêzere - dia 4

Saí de Dornes com o céu envolto em névoa matinal, pelos vistos comum nestas zonas de rio. A manhã foi toda ela em estradas cicláveis, ora à beira rio, ora em estradões florestais. Em Vale Bom, o trilho proporcionou-me andar bem junto às águas e ao nível destas, coisa rara até então. Existe aí uma estação intermodal com bancos e mesa. Obrigatório parar aí e apreciar as paisagens.


Depois de subir de cota, segui por uma estrada panorâmica larga. Parecia que os caminhos estreitos tinham ficado para trás e a minha próxima paragem foi uma agradável surpresa, pois ainda não conhecia esta aldeia. Tratava-se de Foz de Alge. Tem um parque de campismo logo à entrada que constitui uma boa opção de alojamento. Só não fiquei lá porque estávamos a meio do dia e ainda queria fazer mais quilómetros. É muito agradável fazer o percurso que segue ao longo da estrada e nos mostra o Zêzere de um lado e a aldeia no outro. Parei a bicicleta aqui e fui abastecer ao café Baião.

Paragem para comer em Foz de Alge


Este dia marcou a minha transição da albufeira de Castelo de Bode para a albubeira da Bouçã. Como a estrada que vai até à barragem não tem continuação, a rota teve de fazer um desvio e subir uma serra até aos 285m para depois voltar a descer até à margem, já do outro lado da barragem. Tudo seguindo as marcas brancas e vermelhas, claro.

Ponte e barragem da Bouçã

A partir daqui viajei sempre por estradas florestais na margem esquerda da albufeira da Bouçã. Pena estes estradões de terra e cascalho já estarem a ser invadidos por variada vegetação, sendo as mais perigosas as silvas e as moitas com espinhos. Nada que uma manutenção e uma roçadora de mato não resolvam.
Nesta zona fui encontrar o PR8 de Pedrógão Grande - Marginal da Bouçã, percurso que já havia feito a pé não há muito tempo atrás. Um must para os amantes do pedestrianismo. Passa na estação intermodal da Bouçã que até tem uma zona para churrasco.

Estação intermodal da Bouçã

O próximo objectivo era chegar a Pedógão Grande, o que não alcancei neste dia.




Sem comentários:

Enviar um comentário