segunda-feira, 15 de junho de 2020

Caminho de Santiago Central do Alentejo e Ribatejo - Dia 3

Foros da Casa Nova - Cruz de João Mendes

Distância percorrida: 60 km

Material arrumado e bicicleta pronta, voltei à estrada onde havia terminado a etapa do dia anterior. Segui pelo meio de pinhais e eucaliptais, sempre com areia debaixo das rodas da bicicleta.


São Domingos foi a primeira povoação do dia. Aqui parei para abastecer de água numa fonte e numa padaria para comprar pão e o pequeno almoço.


Pouco depois comecei a seguir ao longo do canal de irrigação Sado-Morgável e paralelo à ribeira de São Domingos.


A seguir à ribeira da Ribeirinha o track começou a não coincidir com a sinalização instalada. Continuei por estrada de areia e começou a ser frequente ter de desmontar da bike e levá-la à mão. Sueguia por montes e vales no domínio do montado de azinho e sobreiro até passar em Paiol de Santiago.


Era uma zona de sobe e desce constante com vegetação abundante. Antes de chegar a Antiago do Cacém haveria ainda de passar na aldeia de Chãos. Passei também perto das ruinas romanas de Miróbriga e pelo percurso de um PR de Santiago do Cacém. Na cidade aproveitei para ir abastecer a uma superficie comercial.
À saída da cidade passei nas imediações da capela de São Sebastião. Daqui tinha boas vistas sobre a cidade com forte ligação ao apóstolo Santiago.

Capela de São Sebastião

Na hora de pico do calor parei para almoçar à sombra de azinheiras.


Seguia por um vale de vegetação rica e verdejante ao longo de uma ribeira.


Cruzei a linha de comboio e cheguei a São Bartolomeu da Serra. A partir daqui o Caminho foi muito isolado e sem pontos de apoio. Era visível a extensa mancha de sobreiral. Depois de vários kms foi com agrado que parei numa enorme fonte que presumo serviria também para o gado em tempos idos.


Roncão foi a aldeia que se seguiu e logo depois passei num túnel por baixo da A26. Segui paralelo a esta via pelo lado esquerdo até passar em Cruz de João Mendes. O trilho continuou por um grande estradão em terra batida. 


Sem grandes opções de pernoita e pelo segundo dia consecutivo usei o material de campismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário