sábado, 13 de junho de 2020

Caminho de Santiago Central do Alentejo e Ribatejo - Dia 1

Ameixial - Castro Verde
Distância percorrida: 65 km

Antes de partir dirigi-me ao café Central para entregar a chave do albergue, onde havia tido uma noite de sono reparador. Depois virei à esquerda da N2 e segui por um PR que passa nesta localidade e também por um dos circuitos de BTT sinalizados de Loulé.
Os estradões eram muito roláveis e tinha por companhia uma ribeira envolta em densa vegetação nesta altura do ano.


Fui desembocar a uma estrada de asfalto que me levou até à Revezes. À entrada da aldeia havia sinalização a indicar a continuação.


Pouco depois atravesso a ribeira do Vascanito e começo a encontrar postes de sinalização do Caminho com o tradicional simbolo da vieira.


Novamente uma passagem de ribeira, desta vez a do Vascão. As paisagens eram bem agradáveis e convidavam à contemplação da natureza em estado puro.


Monte Branco do Vascão foi a aldeia que se seguiu. Vi aqui habitantes ainda que idosos, sinal de que a aldeia tem habitantes.

Monte Branco do Vascão

Continuando e na aproximação a Santa Cruz haveria de passar por uma igreja em local inusitado. Era a igreja de Santa Cruz que se encontra num local ermo e um pouco escondido. 

Igreja de Santa Cruz

Nas proximidades há também uma lavadouro de roupa dos antigos por dentro do qual o Caminho passa.
Logo de seguida chego a Santa Cruz onde encontrei um placard explanativo sobre os Caminhos de Santiago do Alentejo e Ribatejo.


Havia também um café e um convidativo jardim para fazer uma pausa mas optei por não parar e seguir viagem.
A seguir a Santa Cruz entrava nas tão típicas planícies do Alentejo.


A certa altura o track diferia da sinalização instalada. Como geralmente faço nestas situações optei por seguir a sinalética.


A pequena aldeia que se seguiu foi o Monte João Dias. Tive também que abrir e fechar algumas cancelas para poder prosseguir de parcela em parcela de terreno. A função destas cancelas é impedir que os animais se dispersem por sitios que não devem.
Guedelhas foi o próximo ponto de passagem. Depois de passada a aldeia virei à esquerda e segui por asfalto cerca de 2 km. 
Perto das 13H alcançava Almodôvar, local onde já tinha passado uns dias antes pela N2.

Almodôvar

À entrada da cidade detive-me a apreciar a escultura "Homenagem ao Mineiro" de Aureliano Aguiar, actividade essa com grande importância no concelho de Almodôvar.


Do lado direito podia ainda avistar a ponte medieval da ribeira de Cobres com os seus três arcos. Na passagem pela ponte moderna segui por uma ciclovia. Já dentro da cidade destaco como pontos de interesse a igreja matriz e um mural alusivo ao ALMARTE 2017, um festival de artes de rua que aqui teve lugar.

Igreja Matriz de Almodôvar

À saída da cidade haveria ainda de passar pela capela de Santo António. Já estava em pleno Alentejo e a paisagem de montado com sobreiros e azinheiras era bem comum.


A-dos-Neves e Rosário foram as próximas aldeias alcançadas. Estrada macadame era o tipo de via mais comum nestas regiões.

A-dos-Neves

O final da etapa de hoje já se começava a avistar ao longe: Castro Verde. O Caminho seguia mais ou menos paralelo (mas afastado) à N2 pelo lado direito.

Castro Verde

Antes de Castro Verde haveria ainda de seguir uma ribeira e depois transpô-la.


A minha estadia foi no parque de campismo municipal de Castro Verde, onde já havia ficado aquando da vinda para o Algarve pela EN2.

Sem comentários:

Enviar um comentário