domingo, 14 de junho de 2020

Caminho de Santiago Central do Alentejo e Ribatejo - Dia 2

Castro Verde - Foros da Casa Nova
Distância percorrida: 66 km

Não saí de Castro Verde sem antes ter ido tomar o pequeno almoço a um café local. Com todo o material arrumado lá parti eu rumo às planícies e terras alentejanas. Almeirim foi a primeira por onde passei.

Almeirim ao fundo

Avançava pelo meio de olivais e pomares de árvores de fruto em estrada de terra macadame.


Rodeei a Herdade de São Miguel e passei perto de uma barragem rural onde era possível observar um elevado número de aves.


Continuando tive que abrir e fechar algumas cancelas de contenção do gado. Casével foi a povoação que se seguiu neste périplo alentejano. À entrada da vila numa rotunda pude admirar uma escultura metálica em homenagem aos grupos corais locais e ao cante alentejano.

 
Um quarto de hora depois atravessava a linha de comboio na zona da antiga estação de Casével.

Estação de Casével

De seguida prossegui por um longo estradão mais ou menos reto até entroncar na N263. Nas herdades pastavam manadas de vacas bem numerosas.


Antes de chegar a Messejana passei por cima da A2. Bonita vila esta, com o seu casario azul, amarelo e branco. Tempo ainda de apreciar a igreja da Misericórdia de Messejana junto ao largo central.


Estávamos pelas 13H e aproveitei a sombra de uma zinheira para almoçar em estilo piquenique.


Aldeia dos Elvas foi a próxima aldeia alcançada. Depois continuando para oeste passei por debaixo do IC1 para ir ter à pequena aldeia de Torre Vã.

Aldeia dos Elvas

Passagem por montes abandonados, uma pequena represa e um canal de irrigação que ia seco foram alguns dos motivos paisagísticos que me aprouve registar.


Um dos marcos deste Caminho que é alcançar o rio Sado veio logo de seguida. Este é um dos poucos rios portugueses que corre de sul para norte.

Rio Sado

Depois de atravessado o rio passei a linha de comboio sobre um viaduto. Continuando pelo meio do campo e propriedades de montado cheguei a Fornalhas Velhas, local onde existe opção de alojamento na associação da terra, caso se deseje terminar a etapa por estas paragens. Não era essa a minha intenção e por isso prossegui viagem.
Um campo de futebol abandonado, a ribeira de Campilhas e uma albufeira junto ao Monte dos Alhos foram os próximos pontos de interesse registados.


Segui por asfalto até Foros da Casa Nova. Pouco depois daria por terminada esta etapa dando uso ao material de campismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário