quarta-feira, 17 de junho de 2020

Caminho de Santiago Central do Alentejo e Ribatejo - Dia 5

Casebres - Branca

Distância percorrida: 55 km

Bicicleta arrumada e ciclista equipado foi hora de partir para este quinto dia de viagem. Não deixei a aldeia sem antes parar no café Sabores do Campo para o pequeno almoço.
O percurso desenrolava-se por caminhos rurais de areia calcada pelo meio de pinhais.


Fui ter à rua Francisco António Correia Palhavã à entrada de Cabrela. Depois virei à esquerda para o Monte do Palhavã. Cheguei a um portão fechado a cadeado que tinha uma placa a dizer "Queda de ponte". Se a passagem estivesse impraticável para viaturas dificilmente o estaria para uma bicicleta levada à mão. Resolvi arriscar seguir. Para isso tive que desmontar os alforges e tenda para passar a bicicleta para o outro lado do portão.
Novamente com o material montado segui até à ponte caída.


A minha suposição revelou-se acertada. Existia uma pequena escada de madeira para vencer este obstáculo. Primeiro desci a bicicleta, depois passei eu para o outro lado e usei das minhas forças para içar a bicicleta carregada.
Continuei até chegar a outro portão fechado a cadeado. Este por ser mais baixo consegui passá-lo com a bagagem montada.
Os estradões de terra e areia calcada continuavam comuns nesta zona. Passei por cima da A6 e segui por uma longa recta macadame antes de chegar à periferia de Vendas Novas. 


Em Vendas Novas procurei por um local para comer as famosas bifanas, exlibris desta cidade. Foi perto do Regimento de Artilharia Nº5.
Com o estômago saciado segui pela rua da Boavista e virei à direita para a estrada de Canha até chegar ao rio Almansor sempre por asfalto.
Continuei por estrada de terra batida até passar a linha de comboio e chegar à ribeira de Lavre, bem cheia nesta altura.

Ribeira de Lavre

De seguida continuei por um estradão largo bem rolante até chegar ao final da etapa em Branca.


Fiquei alojado no Centro Social da aldeia tendo contactado a Junta de Freguesia local de manhã. Fui muito bem recebido por dois funcionários da Junta que me mostraram o local de pernoite.

Sem comentários:

Enviar um comentário