quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Incursão às Aldeias de Xisto - dia 1

Comecei esta viagem às 12H00 no alto da Sarzedinha, vindo de Proença-a-Nova. Seguindo sempre por asfalto, meia hora depois estava a chegar à aldeia de Corgas.

Aldeia de Corgas
Depois da aldeia de Vale de Lousa enveredei por uma estrada de terra serra acima que ia dar ao parque eólico de Oleiros de onde já tinha uma panorâmica deste concelho onde ia visitar a primeira aldeia de xisto: Álvaro.

Panorâmica desda a serra do Cabeço Rainho
Por volta das 16H, já depois de ter passado pela vila de Oleiros, fiz uma pequena pausa para lanchar à sombra de uma árvore na berma da estrada. 20 minutos depois chegava a Álvaro, mui nobre villa, que atravessei pela rua principal. 

Aldeia de xisto de Álvaro
Parei para observar o rio Zêzere e a praia fluvial de Álvaro. Nesta zona segui par a par com os trilhos sinalizados do xisto e da GRZ-Grande Rota do Zêzere, rota que tarda em ver a sua inauguração.

GRZ e PR de Álvaro
Seguindo ora por estradas de terra ora por asfalto, subi até ao parque eólico do Pinhal Interior para depois ter a recompensa de fazer cerca de 10km de estrada panorâmica nivelada em asfalto. Com o fim do dia a aproximar-se e 55km pedalados dei por terminado este 1º dia de expedição.


Sem comentários:

Enviar um comentário