domingo, 7 de setembro de 2014

Incursão às Aldeias de Xisto - dia 4

Antes de partir fiz uma pequena manutenção à bicicleta lubrificando a corrente. Poucos metros depois da aldeia de Cerdeira deparei-me com uma dificuldade: o track que trazia no GPS estava intransitável, até para uma bicicleta. Como datava de 2011, entretanto a vegetação cresceu e deixou de haver estrada. A alternativa que me surgiu foi seguir um trilho do centro de BTT da Lousã, mas também aqui não encontrei a continuação possível por falta de sinalização. Após consulta do GPS, a única solução que tive foi voltar para trás e refazer o percurso para a aldeia de Cerdeira e depois continuar a descer a EN 236 até sair para um estradão florestal à direita, que me iria conduzir de novo ao track programado.

Vista desde a serra da Lousã
A partir daqui foi sempre a subir até aos 1200m do alto do Trevim, com alguns troços a empurrar. Quando chego ao Trevim apanho pela primeira vez chuva. O tempo estava adverso, com nevoeiro e vento. E eu sem o impermeável, que tinha ficado em casa. Também me apercebo que estava sem o parafuso de fixação do porta-cargas no lado esquerdo. Deve ter caído com a trepidação. Optei por chamar o resgate e terminar assim esta minha tentativa de ligar todas as 27 aldeias de xisto. Desta experiência posso tirar algumas conclusões que irei corrigir para uma próxima tentativa. Vou projectar um trajecto só por estrada. Tendo alforges, não se torna prático seguir um percurso em que tenha de levar a bike à mão. Também virei preparado para a chuva e com parafusos sobresselentes. Até uma próxima aventura!


              Album completo


Sem comentários:

Enviar um comentário