quarta-feira, 22 de junho de 2016

Caminho da Costa - Dia 8

Caminha - O Freixo (Vigo)
Distância percorrida: 80,8 km

Comecei o dia dirigindo-me para o porto do ferry com a intenção de apanhá-lo para passar o rio Minho e chegar a La Guarda, cidade espanhola. Na bilheteira estava afixado um aviso a informar que o 1º barco seria às 14H45. Segundo apurei, tal devia-se à maré estar baixa.
Era muito tempo e não estava com vontade de esperar tanto. A alternativa era seguir para este até Vila Nova de Cerveira e atravessar a ponte e depois voltar para oeste até La Guarda. Tinha a vantagem de estar com uma bicicleta. Eram 25 km em terreno relativamente plano e não me levariam mais de 2 horas. A outra alternativa era pagar a uma lancha-taxi pelo transporte e isso não me interessava.
Assim, fiz-me à estrada pela N13 rumo a Vila Nova de Cerveira. 

Sobre o rio Minho
Nesta vila segui pelo centro histórico e parei no turismo para carimbar a credencial de peregrino.
A seguir a La Guarda pedalei por várias ciclovias costeiras de grande beleza.


Durante a parte da tarde, em algumas zonas encontrei duas sinalizações possíveis, optando por seguir a que diferia do track.


Antes de chegar a Vigo pude avistar as bonitas Islas Cies, que formam um parque natural e se situam na ria de Vigo.

Islas Cies
Também nesta zona optei por seguir uma rota alternativa devidamente sinalizada com setas verdes e que me levaria até ao albergue "O Freixo".


Ao que apurei, em Vigo não há albergue municipal e foi a Asociación de Veciños "O Freixo" que criou um albergue/refúgio de apenas 4 camas para acolher os peregrinos.
O caminho para lá chegar foi difícil, sendo muito à base de trilhos florestais. O jantar foi no bar desta associação que fica no piso térreo.






Sem comentários:

Enviar um comentário