terça-feira, 21 de junho de 2016

Caminho da Costa - Dia 7

Póvoa de Varzim - Caminha
Distância percorrida: 75,1 km

Saí do albergue na Póvoa de Varzim e de imediato me dirigi ao Caminho. Alguns kms depois parava para tomar o pequeno-almoço num café de uma aldeia costeira.
Carimbei no turismo de Esposende, de onde também levei um folheto sobre o Caminho neste concelho.
Pouco depois passaria por uma opção de alojamento: o albergue de S. Miguel de Marinhas.

Albergue de Marinhas
Antes de chegar a Guilheta passei por um trilho entre vegetação luxuriante e com o rio Neiva à direita.


Foi neste local que alcancei um casal estrangeiro de bicigrinos. Estavam de paragem, em contemplação do local. Continuei até à aldeia de Santiago, onde entrei na igreja de Neiva, dedicada a S. Tiago Maior.

Igreja de Castelo do Neiva
Carimbei a credencial no interior do templo. Daqui as vistas para a serra d´Arga e o oceano eram fantásticas. Valeu a pena a subida ingreme para cá chegar.


Almocei num restaurante antes de passar a ponte sobre o rio Lima. Em Viana do Castelo fui ao turismo carimbar a credencial.

Rio Lima
O troço do Caminho pelo concelho de Viana não é muito bike-friendly pelo que se tornava necessário desmontar e levar a bike à mão em certas zonas. A tarde foi quase toda por trilhos de montanha com muita pedra saliente no chão.


Por volta das 17H15 chegava a Vila Praia de Âncora, depois de atravessar o rio Âncora.

Vila Praia de Âncora no horizonte
A seguir a Vila Praia de Âncora entrei novamente numa ciclovia que me levou até ao meu destino para hoje: Caminha.


Fiquei alojado no albergue de Caminha, aonde cheguei depois de ter atravessado em linha recta toda a vila, até chegar ao rio Minho. Do outro lado já se avistavam terras da Galiza e sobressaía o monte de Santa Tecla.


Segundo o hospitaleiro do albergue era o primeiro peregrino português a ficar ali desde à 5 dias. Era muito raro este Caminho ser percorrido por portugueses, sendo antes uma opção para os estrangeiros.






Sem comentários:

Enviar um comentário